FAMILIA CARVALHO SILVEIRA

Saturday, December 16, 2006

Fazendas Antigas de Belo Horizonte




Acima Pintura da Sede da Fazenda São João Batista (José Cleto)



FAZENDAS ANTIGAS DE BELO HORIZONTE - ESCLARECIMENTOS

Por Yolanda de Carvalho Silveira

• A Fazenda São João Batista (bairros São João Batista, Palmares, São Paulo, Universitário, 1º. Maio e outros) é a mesma Fazenda do Sobrado. Era uma Fazenda muito extensa, sendo que seus terrenos iam da imediações do atual Minas Shopping até a região da Pampulha. Pertenceu a Cel. Francisco Luiz de Carvalho (casado com Francisca Cândida de Jesus), onde nasceu Paulino José Diniz (casado da Divina Carvalho Silveira, filha de José Candido da Silveira). Sua sede ficava onde hoje está a Avenida Bernardo Vasconcelos (ex-Cachoerinha) com Av. Cristiano Machado, próximo de onde se encontra o Hotel Ouro Minas. Era vizinha da Fazenda Vargem Grande de propriedade de Joaquim Francisco da Silveira, casado com Maria de Mattos Silveira, avô de Idelfonso Silveira de Carvalho, José Nicolau Dias Silveira, Fabio (casado com Heloisa Bambirra Silveira)
• Camila Cândida de Carvalho era casada com Ilídio Ferreira e era avô do Padre Caio.
• Cândida Rosa do Espírito Santo(casada com Manoel de Mattos Pinho) era avó de Ruth Camargos (casada com Rômulo Haddad, mãe do José Fernando, engenheiro da Pref. de BH). Era também bisavó do Jaiminho Camargos (filho do Roberto).
• Maria Luiza de Carvalho (casada com Antônio Joaquim da Silveira, irmão de Candido Lucio da Silveira). Era avó de Leolina e bisavó de Irineu e Zezeu (filho de Olegário). Antonio Joaquim da Silveira casou-se pela segunda vez com Delminda Vianna de Araújo Cunha, prima de vovó Mariquinha (Maria de Melo Pereira). Era bisavó da Neide (casada com Carlos Agnaldo) e trisavô de Divina Maria (casada com Eduardo Diniz Silveira).
• Luiza era casada com Jose Cleto Diniz, pai de Paulino José Diniz (casado com Divina Carvalho Silveira). Paulino era filho do segundo casamento de José Cleto com Ana Paula de Abreu.
• Francisca Carolina casada com Joaquim Ferreira da Luz, era avó de Moacyr Ferreira (casado Maria da Gloria Silveira Ferreira-Glorinha).
• Felisberta era avó de Stela, Mariinha, etc e avó de Vilma, Paulo Sergio Camargos e Ricardo Camargos.
• Joaquim Luiz de Carvalho era pai de Francisco Luiz de Carvalho casado com sinhazinha, irmã de Paulino José Diniz (casado com Divina).
• Rita Maria, avó paterna de Yolanda de Carvalho Silveira (casada com Edenlar Pereira da Silva – Eng. da Pref. BH), era irmã também do avô materno de Yolanda, José Luiz de Carvalho (casado com Maria dos Anjos Costa, esta prima de João de Deus Costa, marido de Cordelina e pai de Antonio Mattos Costa (casado com Emereciana Camargos) e pai de Amarílis Camargos).
• Bárbara Augusta Vaz de Mello era casada com Cel.Guilherme Ricardo Vaz de Mello (Bedeco), pais de Joaquim Sétimo Vaz de Mello (casado com Carmelita Carvalho Silveira, mãe de Marcos Tadeu, José Maurício, e Lucio Eustáquio).
• Maria Izabel de Carvalho (casada com Juca Medeiros Pinto), não deixou filhos. Morava na Fazenda que havia no Bairro Engenho Nogueira (Anel Rodoviário, Shopping Del Rey).
• Anna Rita de Carvalho (casada com Basílio Caetano de Carvalho), mãe de Francisca e era avó de Geralda Carvalho Machado e Autolino de Carvalho (casado com Dilka Vaz de Mello Mariano de Carvalho).
• Damazo Luiz de Carvalho (casado com Maria Augusta Diniz Moreira), avô de Augentil e José Carvalho
• João Luiz de Carvalho era solteiro.
• Joaquim Francisco da Silveira era irmão de José Candido da Silveira. Era avô do Padre Carlos Vaz de Mello, Idelfonso Silveira de Carvalho, Fabio Silveira (casado Heloisa Bambirra Silveira, filha de Afrânio Carvalho Silveira).

( Esclarecimentos prestados por Yolanda de Carvalho da Silveira, sobre o artigo “Fazendas Antigas de Belo Horizonte” escrito para o Estado de Minas de 22/12/1977, por Cordelina Silveira Matos ).

3 Comments:

Blogger Silvinha said...

Boa noite meu nome é Sílvia, Filha de Fernando Mattos Ribeiro da Cruz quepor sua vez é filho de Maria Silveira de Mattos Ribeiro.
Minha Vó, nascida em 16 de dezembro de1899 tinha duas irmãs. Tia Cordelina e tia Ruth Sílveira.
Fico feliz em saber que a história não se apaga com o tempo. Meu pai ficou emocionado em saber desse blog a respeito da Família Sílveira.
Gostaria de relembrar que a minha Vó, também chamada de Lilia fez e faz parte dessa família e desta história.

2:24 PM  
Blogger Flavio said...

SILVIA ME LIGA 31 99715343

FLAVIO

6:49 PM  
Blogger Unknown said...

olá,

Pode por favor dizer-me o que sabe acerca de Nicolau Dias Silveira. Por coincidência o nome do meu bisavô é o mesmo.

Raquel (Portugal)

12:57 PM  

Post a Comment

<< Home